EVENTO vs. INCIDENTE – DESMISTIFICANDO OS CONCEITOS, AFINAL, SÃO COISAS DIFERENTES.

EVENTO vs. INCIDENTE – DESMISTIFICANDO OS CONCEITOS, AFINAL, SÃO COISAS DIFERENTES.
janeiro 19, 2022 No Comments Notícias,Novidade Rubens Zolotujin

As empresas precisam empregar esforços significativos para proteger e impedir que ataques cibernéticos causem danos ou interrupções em seus processos. Sabemos que não há nada “100% seguro”, o risco sempre vai existir. Por isso, é fundamental que as organizações estejam bem preparadas e sejam capazes de detectar, reagir e gerenciar possíveis problemas de segurança cibernética.

Uma das confusões que ainda vemos no mercado é o uso incorreto dos termos “evento” e “incidente”, ora usados como sinônimos, ora usados erroneamente mesmo, apesar de possuírem significados distintos.

Um “evento” é qualquer alteração, erro ou interrupção em uma infraestrutura de TI, como por exemplo, uma falha no sistema, um erro em disco ou um usuário que esqueceu a senha de acesso. Para corroborar, o NIST define um evento como “qualquer ocorrência observável em um sistema ou rede”.

Se você seguir pesquisando outras definições sobre o que é um evento, notará uma sinergia nos conceitos. Porém, quando olhamos para o termo “incidente”, a coisa muda de figura um pouco com as definições.

Ao falar de um “incidente”, o NIST o define como “uma violação ou ameaça iminente de violação de políticas de segurança de computadores, políticas de uso aceitável ou práticas de segurança padrão”. Outra definição comum utilizada é essa: “A tentativa ou sucesso de acesso não autorizado, uso, divulgação, modificação ou perda de informações ou interferência nas operações do sistema ou da rede”. Não distante, é possível observar também que um “incidente” pode ser definido como a atividade de um agente de ameaça humano. Detalhe, essas definições não são exaustivas e, portanto, existem outras inúmeras igualmente válidas.

Sob o prisma do COBIT 5 for Risk, um “evento” é apresentado como “algo que acontece em um lugar e/ou tempo específicos”. No caso do “incidente”, é definido como “um evento relacionado à TI que causa um impacto operacional de desenvolvimento e/ou estratégico no negócio”.

Viu como ficou mais claro?

Anyway, de toda forma, seja qual for a definição exata que a organização está utilizando, é importante distinguir com facilidade (e naturalidade) os eventos que são tratados no percurso normal e padrão dos negócios, assim como os incidentes que exigem segurança e atuação investigativa e cuidadosa para serem gerenciados.

Não se pretende com essas poucas palavras esgotar o assunto, mas apenas dar uma pincelada para reforçar a importância de discernir essas expressões que fazem parte do cotidiano de todos os colaboradores e organizações. Fique à vontade para colaborações e comentários.

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Sobre o Autor
Rubens Zolotujin Rubens Zolotujin, renomado fundador da Luigi Tecnologia, é um visionário na área de segurança cibernética. Com um compromisso inabalável com a excelência, ele lidera sua empresa na missão de oferecer soluções de segurança de alta qualidade para empresas de todos os tamanhos. Com uma carreira pautada pela inovação e expertise em cibersegurança, Rubens se destacou como um líder respeitado no setor.

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